domingo, 18 de agosto de 2013

Kamov Ka32 no combate aos incêndios florestais

Hoje decidi dedicar este post aos helicópteros Kamov e ao combate de incêndios florestais.

A propósito dos incêndios que tristemente consumiram as matas das zonas altas da cidade do Funchal e depois de ter presenciado na tarde de ontem um quase espetáculo de perícia do Kamov, pensei para mim mesmo se não seria uma mais-valia a Região dispor de um destes aparelhos durante a época de verão.
Nestas andanças considero-me um leigo e opino sobre aquilo que me parece ser o mais viável e útil em situações tão aflitivas como a que se viveu há poucos dias na “Pérola do Atlântico”.
Mas certamente não há este meio aéreo disponível porque os papéis da nossa pesada e tão necessária burocracia vão esbarrando aqui e ali.
A Madeira lá vai ardendo à semelhança do Continente e os culpados acabam sempre por ser inimputáveis por problemas psiquiátricos…

Aproveito ainda para deixar algumas considerações técnicas deste aparelho designado por Kamov Ka32A11BC ou Ka32, equipado com dois turbo propulsores TV3-117 VMA com 2.200CV cada. Com autonomia para 800Km pode transportar até 5000 quilos de carga.
Na sua versão para combate a incêndios dispõe de um balde acoplado à sua base com capacidade para 4500 quilos e enche-se autonomamente, devido às bombas que possui, e em cerca de 30 segundos.
Atualmente a frota Kamov em Portugal é propriedade da Empresa de Meios Aéreos (EMA), que dispõe de 6 destes aparelhos que, para além do combate aos incêndios, também opera em operações de busca e salvamento.

Fontes: Empresa de Meios Aéreos e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos.


CS-HMP Kamov Ka32





Sem comentários: