domingo, 9 de setembro de 2012

46 anos depois...

Os regressos, diz-se, têm sempre o seu quê de especial...
E hoje, foi dia de regresso especial. Mais do que por ser um dos gigantes da aviação comercial, a aterragem do A320 D-AIZF, hoje, no LPMA foi notória, pois representou o fim de um período de 46 anos. Quarenta e seis anos desde que um avião da Deutsche Lufthansa AG - mais conhecida simplesmente por Lufthansa (DLH/LH), a companhia de bandeira alemã, das mais antigas do mundo e das maiores da actualidade - aterrou no então Aeroporto do Funchal, que, então, estava no segundo ano da sua existência.
Corria o ano de 1966 e a TAP estudava a melhor opção para a sua nova frota de jactos de médio-curso. Qualquer que fosse a escolha um dos requisitos indispensáveis a qualquer novo modelo a adquirir seria a capacidade de operar no Aeroporto do Funchal. Pendendo a escolha para o 727-100 da Boeing, a construtora norte-americana resolveu fretar um 727-100 à Lufthansa (ver imagem abaixo) e, em inícios do ano, chegou à Madeira o D-ABIK da Lufthansa tendo efectuado uma série de testes que se revelaram muito positivos.
E, mais de quatro décadas depois, foi a vez do A320 D-AIZF promover o regresso da companhia de bandeira alemã à Madeira operando o voo LH3354/3355, ligação inaugural da nova rota da DLH a partir de Berlim - Tegel (TXL). Á chegada o Zulu-Foxtrot - um avião entregue novo à DLH em Abril de 2010 - teve direito a banho dado pelos bombeiros do aeroporto o que, curiosamente, levou a uma estreia: foi o primeiro banho de avião dado pela nova viatura Oshkosh dos bombeiros do LPMA - o 04, também já conhecido pelo Feira Popular...

Airbus A320-214, D-AIZF, Deutsche Lufthansa AG:








(Foto Perestrellos e contida no livro  "Aeroporto da Madeira - a história de um sonho")

Sem comentários: