sábado, 21 de abril de 2012

Schweizer Luftwaffe - Lufttransportdienst des Bundes

Não perceberam nada do título? Não há problema, eu explico...
Encravada bem no meio da Europa, a Suíça tem já uma secular tradição de neutralidade. Regra geral, sempre que alguém, no Velho Continente, se lembra de andar à estalada, os suíços - povo de chocolate, bancos e relógios de cuco e possuídores de uma mentalidade cívica exemplar - arranjam sempre maneira de não querer nada com a confusão...um bocado na linha, talvez, daquilo que a minha saudosa mãezinha costumava, muitas vezes, dizer: herói é aquele que chega ao fim do dia e nem deu nem apanhou!
Mas isso não quer dizer que a Suíça não tenha dentes e garras afiadas, só para o caso de ser preciso. E bom exemplo disso é a sua Força Aérea ( a tal Schweizer Luftwaffe ou Forces Aériennes Suísses ou ainda Forze Aeree Svizzere - LW/FAS ) com uma ordem de batalha relativamente pequena mas bem ajustada aos objectivos estratégicos puramente defensivos do país: na ponta da lança da LW/FAS estão três dezenas de FA-18 Hornets e meia centena de F5 Tigers, voados por pilotos cuja perícia é internacionalmente reconhecida.
A tal Lufttransportdienst des Bundes (LTDB), que se pode traduzir por Serviço Federal de Transporte Aéreo, é a unidade da LW/FAS encarregue do que se poderia chamar o transporte aéreo não táctico. Devido à postura militar assumidamente defensiva dos Suíços o país não tem, nem precisa, de uma capacidade estratégica de transporte aéreo militar. Assim a coisa mais parecida que tem é, precisamente o LTDB que mais do que uma unidade de transporte VIP - nos moldes da nossa Esquadra 504 - Linces ou o Nº 32 (The Royal) Squadron da RAF - assume missões que, em outros países, são tradicionalmente entregues a coisas mais pesadas: por exemplo quando outras forças aéreas mandam as suas patrulhas acrobáticas a algum lado, normalmente fazem-nas acompanhar por aeronaves para apoio logístico do tipo C-130, C-295 ou até C-17. A Patroulle Suísse, quando faz isso, leva consigo um Falcon, um Citation ou coisa assim...
A LTDB está sediada na zona militar do Aeroporto de Bern-Belp e possui uma frota composta por helicópteros (EC-135 e Super Puma Cougar) e aviões - Beech 1900D e Super King Air, Cessna Citation Excel e um único Falcon F-50.
E foi precisamente este Falcon - registo T-783 - que apareceu no LPMA na passada Quinta-Feira numa visita que não constitui a primeira vez que uma aeronave da LTDB escala o nosso aeroporto (no ano passado tivemos cá um Citation, o T-781) . O T-783 foi construído em 1981 e esteve durante todo este tempo ao serviço da LW/FAS. É o maior avião operado pela LTDB e previa-se, inicialmente, uma escala de 24 horas coisa que, curiosamente, acabou por não se verificar: a tripulação mudou de ideias e saíu uma hora e meia depois.
Gente difícil de perceber, estes Suíços: o Hello chega com duas semanas de atraso e a Força Aérea deles sai 24 horas mais cedo!...
Enfim...
Dassault Falcon FA-50, T-783, Schweizer Luftwaffe / Forces Aériennes Suisses, Lufttransportdienst des Bundes:

1 comentário:

Paulo Olim disse...

Pois estão fixes, bom movimento!


Paulo Olim!