domingo, 6 de novembro de 2011

Pinturas Especiais no LPMA - o 96 da TuiFly

A partir de que ponto é que se pode dizer que um avião ostenta uma pintura especial (special colour scheme como dizem os ingleses)?
O simples acto de espetar com um autocolante na fuselagem de um avião significa...uma pintura especial? Ou isso, por si, não chega?
Boas perguntas. Fazem pensar um bocado, não?
Vem isto a propósito do B737-800 D-AHFK da TuiFly. E, apesar do titulo deste post, a verdade é que tive algumas dúvidas em usar o termo pintura especial neste caso. Porque, no caso do Foxtrot-Kilo, o avião continua com a pintura amarela normal da TuiFly ( uma omelette ou ovo como se diz por estes lados). A única diferença é um autocolante com um logotipo, colocado de ambos os lados da metade traseira da fuselagem...
Será que a crise também chegou às pinturas da companhia mais colorida do LPMA?
Bom, como diria o amigo RS, enfim...
O autocolante na fuselagem do Foxtrot-Kilo é o logo de um clube de futebol alemão, o Hannoverscher Sportverein von 1896, - mais coloquialmente conhecido por Hannover 96 - e que provém, como o próprio nome indica, da cidade alemã de Hannover na Baixa Saxónia. Trata-se de um circulo verde com o número 96 a preto acompanhado da inscrição: "96, alte Liebe!...aus Hannover in die Welt" o que traduzida assim à mão larga deve dar qualquer coisa como "96, velha Paixão...de Hannover para o Mundo" (note-se que, para além disto, o próprio hino do clube intitula-se Alte Liebe...).
Pelos vistos o Foxtrot-Kilo vai ser, por uns tempos, o logojet do clube alemão, que este ano, pela primeira vez em quase duas décadas, chegou a uma competição europeia, a Liga Europa, após uma campanha emotiva nos play-offs para acesso à fase de grupos. No jogo da consagração, em que o 96 bateu, a jogar fora, os favoritos do FC Sevilha por 3 - 2, advinhem qual foi o avião que levou a equipa para Espanha? Pois...o Foxtrot-Kilo! E já com logo e tudo!
O D-AHFK é um B737-8K5/W, construído em 1999 e que fez o mesmo percurso que a maior parte dos 738s da LCC alemã: Hapag Lloyd, Hapagfly e, por fim, TuiFly. As excepções foram 2007 - 2008 em que voou, com o mesmo registo, na canadiana CanJet e 2009 - 2010 em que andou pela Travel Service checa com o registo HA-LKC.
No passado dia 18 de Outubro o D-AHFK operou, ao fim da tarde, um dos três voos semanais da TuiFly e os bonecos que se seguem foram tirados nesse mesmo dia.
B737-8K5/W, D-AHFK, TuiFly, Hannover 96 Logojet:

Sem comentários: